Amazônia – Conhecendo a selva e seus mistérios

Falar da selva Amazônica é como se entrássemos num reino desconhecido, precisamos aprender a linguagem e cultura desse reino para entender como a população da selva sobrevive neste lugar.

A Floresta Amazônica é um berço da vida natural, a forma de sobrevivência parece ser linda. Não se engane, há um instinto brutal de se viver nesse lugar. Animais demarcam e dominam seus espaços.

Onça Pintada

Um dos animais mais temidos dessa selva, sua aparência é linda e bela, porém uma das  mais perigosas dentro da floresta. Ameaçado de instição este animal entrou na lista de proteção da Floresta Amazônica.

Algumas características da Onça Pintada são: Os sentidos mais apurados são a visão e a  audição, apesar do olfato também ser bem desenvolvido, quando comparado com outros animais. A mandíbula e os dentes são bem fortes, o que lhe permite a captura de animais maiores do que eles. Sua pelagem varia do amarelo-claro ao castanho.

Aruanã

O Aruanã habita em pequenos rios, igarapés e trechos de florestas inundadas. Ficam bem próximos da superfície, onde caçam dentro e “fora d’água”. Costumam dar grandes saltos, de até 2 metros de altura, para apanhar alimentos ou fugir de predadores.

O Aruanã é um peixe carnívoro, que se alimenta de invertebrados aquáticos e terrestres, como insetos e aranhas, além de pequenos peixes, sapos, cobras e lagartos. Coberto por escamas, com coloração branca, mas as escamas ficam avermelhadas na época da desova. Possui corpo muito alongado e comprimido. Sua boca é enorme, com barbilhões na ponta do queixo, e língua óssea e áspera, como a do Pirarucu. Pode alcançar cerca de 1 m de comprimento total e pesar até 5 Kg.

Ariranha

A Ariranha é um animal semelhante à Lontra. Possui nadadoras incríveis, mergulha bem, sua alimentação contém um cardápio a base peixes e moluscos. A Ariranha vive em bandos de até 20 elementos. Gosta de morar à beira de rios e lagos, onde faz tocas.

Os locais que apresentam melhores condições para sua sobrevivência são os parques florestais e reservas biológicas. Não há dados precisos sobre a reprodução da Ariranha, mas sabe-se que sua gestação dura cerca de 60 dias e o número de filhotes varia entre um e cinco.

Depois de falarmos sobre essas 3 espécies de animais e peixe da Selva Amazônica, indicamos você a realizar uma pesquisa sobre a Floresta, isso vai te por dentro de informações fantásticas.

Esta entrada foi publicada em Todos os Posts. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *