Aventuras – Savanas um lugar fantástico

Savanas africanas ou campo tropical é o nome empregado à um tipo de formação vegetal, que varia desde um campo de plantas que têm uma consistência mole e tenra e não apresentam parte alguma lenhosa, até uma matriz campestre com árvores esparsas.

Esse bioma é típico de regiões de clima tropical, quente e úmido, onde a estação seca é prolongada durante a estação chuvosa. A vegetação deste campo é formada principalmente por gramíneas, árvores pequenas e arbustos. Há um longo trecho sem árvores, apenas compostas por gramíneas. Essa vegetação é pouco influenciada pelo clima, sendo resultante de outros fatores, como o tipo de solo, a ação de incêndios e o pastejo animal.

Flora savanas africanas

Flora savanas africanas

A Fauna da Savana é formada por grandes herbívoros, entre eles estão: Girafas, Búfalos, outros são os Antípolos (mamíferos bovídeos), estes servem de alimento para os carnívoros, como: Leões, Guepardos, Leopardos e outros. Temos animais menores com comportamento subterrâneos menor, como répteis e anfíbios, que se protegem da perda desnecessária de água. Existem inúmeras quantidades de aves, como Águia, Avestruz e o Falcão.

Fauna Savanas africana

Fauna Savanas africana

Vamos entender um pouco como as Girafas e Búfalos vivem e sobrevivem neste ambiente, quais características que podemos aprender:

Girafas

A Girafa é um mamífero ruminante de grande porte que habita a região da Savana Africana. Seus habitats são nas áreas secas com árvores dispersas. Estes animais já foram alvo de caça, sua pele, além de grossa, é muito resistente.

Nos dias de hoje as Girafas se tornaram espécies protegidas. Um animal extremamente tímido e atento, gostam de dormir e descansar nas horas mais quentes do dia. A Girafa também é alvo de predadores como o Leão e Leopardo, seus filhos podem ser presas fáceis para outros carnívoros. Uma das situações mais difíceis para Girafa é: Ao beber água, elas abrem muito as pernas e isso as deixam vulneráveis.

Búfalos da savana

Animal mamífero bovino da África, encontrado principalmente nas Savanas. Há uma estimativa que exista pouco de 900.000 da espécie, embora seja uma presa principalmente de Leões, raramente se ver um ataque bem sucedidos desses carnívoros, isso por que o Búfalo tem muita força e age sempre em grupo, outros animais como Leopardo também tem o Búfalo como presa, mas dificilmente consegue matá-lo.

Há várias situações em que o Búfalo mata o Leão, um ataque em grupo desses animais pode ser fatal.

Sempre que puder, estude sobre a fauna e flora, isso trará para você um conhecimento ímpar.

Esta entrada foi publicada em Expedições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *